Ricardo Lourenço - Doctoralia.com.br


Blog: Dr. Ricardo

Aprenda sobre as mais variadas áreas da medicina.

Logo mais novas notícias!

 

EPSiT

O que é?


                                                                                         

Fistuloscopio1.jpg


EPSiT, Endoscopic Pilonidal Sinus Treatment ou Tratamento  Endoscópico de Cisto Pilonidal, é uma técnica minimamente invasiva na qual utiliza-se um fistuloscópio (o mesmo utilizado para o VAAFT para tratamento de Fístula Anal) por onde, através de uma única e fina haste temos iluminação por fibra óptica, microcâmera de alta resolução, acesso para irrigação e instrumentais. Assim, através de um único e estreito acesso pode-se entrar na cavidade do cisto, visualizá-la e tratá-la, retirando todos os pelos e demais contaminantes, sem a necessidade das extensas ressecções que ocorrem na técnica tradicional / aberta.


                                                                               
Captura de Tela 2020-04-09 às 10.08.17.png



                                                       


 

VAAFT



O que é isso?

IMG_1251.JPG


VAAFT é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de fístula anal e retal (Video Assisted Anal Fistula Treatment). Com ela é possível percorrer e tratar toda a extensão da fístula, evitando-se cortes ou a colocação de sedenho.


especialidades-coloproctologia-vaaft-1.jpg


Para tal técnica, utiliza-se um fistuloscópio, uma pequena câmera iluminada por fibra óptica, por onde também é possível passar irrigação e instrumentais, ou seja, tudo é feito através de um único aparelho, podendo-se trabalhar e visualizar toda a fístula, desde seu início até o local de origem.

 

VAAFT - Tratamento de Fístula Anal e Retal sem cortes nem sedenho